O Opel Kadett C GT/E foi homologado para o Grupo 4 de rally, para participar do mundial em 1976 - era uma versão com 240hp. Depois disso, houve mais duas versões deste modelo, menos potente para atender as normas da FIA, respectivamente ao Grupo 2 (207hp) e ao Grupo 1 (150hp). Quem pilotava um Kadett GT/E Grupo 4 era o piloto de rallye Walter Rohrl, com um motor de 16 válvulas, que partia a todo o instante.
A Opel em 1972, construiu um turbocharged, com compressão baixa para motores de 1.9l, vindo do Manta A. Depois, a Opel desenvolveu um motor de 2l, com 16 válvulas, para homologar o Kadett C, no Grupo 4, na verdade era basicamente o mesmo desenvolvimento para o Ascona do mesmo Grupo. Foram construídos 100 motores, que desenvolviam 225hp (chegavam a desenvolver 270hp a 10.000rpm). Dois works cars foram feitos para o Walther Rörhl e o Manfred Trint. A Opel foi obrigada a retirar os carros de rallye e do Touring Car Championship, por problemas crónicos de quebra do motor. Em 1976 o manager do projeto - Helmut Bein - foi "forçado" a redesenhar o projeto que estava parado.
No final de 1975 surge nas rotas de rallye o Kadett C GT/E homologado para o G4, com participação efetiva no ano seguinte (1976). Esse modelo era melhor preparado que o modelo B. O seu motor posto de forma longitudinal na frente e tracção traseira, dava uma óptima estabilidade ao conjunto, sendo equipado com uma caixa de 5 velocidades para um motor com 240hp. Este carro foi pilotado pelo alemão experiente em rallyes - Röhrl, no Rallye de Sanremo em 1976... mas, o motor... quebrava a todo o instante. Equipas não oficiais, com carros sem ser de 16 válvulas (8 válvulas), mostravam-se muito melhor e mais confiáveis que os works. O melhor resultado para o 16 válvulas foi o Ypres Rally daquele ano. Em 77 a Opel só conseguiu um pódio - Rallye da Suécia. A FIA muda as regras para o rallye e em 78 acaba-se o G4
A Opel em 1972, construiu um turbocharged, com compressão baixa para motores de 1.9l, vindo do Manta A. Depois, a Opel desenvolveu um motor de 2l, com 16 válvulas, para homologar o Kadett C, no Grupo 4, na verdade era basicamente o mesmo desenvolvimento para o Ascona do mesmo Grupo. Foram construídos 100 motores, que desenvolviam 225hp (chegavam a desenvolver 270hp a 10.000rpm). Dois works cars foram feitos para o Walther Rörhl e o Manfred Trint. A Opel foi obrigada a retirar os carros de rallye e do Touring Car Championship, por problemas crónicos de quebra do motor. Em 1976 o manager do projeto - Helmut Bein - foi "forçado" a redesenhar o projeto que estava parado.
No final de 1975 surge nas rotas de rallye o Kadett C GT/E homologado para o G4, com participação efetiva no ano seguinte (1976). Esse modelo era melhor preparado que o modelo B. O seu motor posto de forma longitudinal na frente e tracção traseira, dava uma óptima estabilidade ao conjunto, sendo equipado com uma caixa de 5 velocidades para um motor com 240hp. Este carro foi pilotado pelo alemão experiente em rallyes - Röhrl, no Rallye de Sanremo em 1976... mas, o motor... quebrava a todo o instante. Equipas não oficiais, com carros sem ser de 16 válvulas (8 válvulas), mostravam-se muito melhor e mais confiáveis que os works. O melhor resultado para o 16 válvulas foi o Ypres Rally daquele ano. Em 77 a Opel só conseguiu um pódio - Rallye da Suécia. A FIA muda as regras para o rallye e em 78 acaba-se o G4
Seg 23 Mar 2015 - 2:42 por Joao Frade
» Boas Pessoal!
Seg 23 Mar 2015 - 2:35 por Joao Frade
» Boas Pessoal!
Seg 23 Mar 2015 - 2:34 por Joao Frade
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Qua 1 Jan 2014 - 22:31 por RMatos
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Seg 2 Set 2013 - 11:09 por Tiago Santos