Kadett C - Portugal

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Kadett C - Portugal

O Forum sobre o Opel kadett C em Portugal


4 participantes

    Mudar de motor...

    avatar
    Pafda
    City
    City


    Localização : Lisboa
    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 29/10/2012

    Mudar de motor... Empty Mudar de motor...

    Mensagem por Pafda Qui 14 Mar 2013 - 15:15

    Boa tarde malta.

    Tenho uma duvida.

    O carro que tenho é um opel 1204 sl coupe e como quero altera-lo para um gte (1.9), não vou ter problemas nas IPO por mudar de motor e cilindrada?

    E para mudar no livrete o tenho que fazer?

    A todos um abraço
    Tiago Castanhas
    Tiago Castanhas


    Idade : 42
    Localização : Santarém
    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 07/02/2013

    Mudar de motor... Empty Re: Mudar de motor...

    Mensagem por Tiago Castanhas Dom 17 Mar 2013 - 23:29

    Boas..legalmente o que queres fazer é quase impossivel..

    de acordo com as leis, ias a alfandega pedir a alteração da cilindrada do motor, isso é calculado pela idade do carro o montante a pagar..( no teu caso é pouco, visto ser um carro antigo «clássico», depois ao IMTT, onde pagarias 50 euros para que fica se no cadastro deles a troca do tal motor 1.9 para esse carro)isto fica apenas no cadastro do IMTT,nao fica nada averbado no livrete, e depois era ir a uma inspecção B (mais 100 euros arredondado)e estava tudo feito. isto com motor ou outro qualquer extra que queiras por no teu carro, proveniente desses modelos..
    O problema é que alem dos papeis da Alfandega, no IMTT vao-te pedir um tal documento da Opel Portugal a dizer que esse motor é de facil instalação no teu carro e por ai a fora.

    Coisa que os nossos amigos da Opel Portugal não fazem.....

    Mas nada como tentar, visto que que o teu carro é o mm modelo do GTE.. pior é para quem tem a Caravan, ou City ou 1204 2ou4portas..

    Pelo que me apercebo toda a gente que muda motor, anda ilegal, no IPO desde que nao tenhas grandes anomalias eles nem ligam, visto que o 1.9 tem diferenças, mas não destoa muito dos CIH de cilindras inferiores desses motores da época..

    O pior é se a policia manda parar e é daquelas operaçoes que veem tudo..(acredita que eles conhecem bem todos os motores e alteraçoes que se faz) ai sem hipotese..fotografado e inspecção B, multa,documentos apreedidos.. A dor de cabeça que ninguem quer apanhar..para não falar das multas e de todo o trabalho para pores o carro de origem para passar e darem te de novos os documentos,

    Na minha zona existe muito pessoal com classicos e não só com motores alterados,repros,motores de cilindrada diferente, ate carros opel com motor Toyota etc, e 1204, cm motores 2.0 8 valvúlas ou 16v DOHC e por ai a fora..
    é andar e rezar para que nao sejas apanhado pela bófia, quanto a inspecção podes sempre ir a IPO´s em que tenhas algum conhecimento em como te deixam passar o carro..(notinha no cinzeiro Laughing )

    Espero que esta informação te ajude em algo..
    Tiago Santos
    Tiago Santos
    Admin
    Admin


    Idade : 39
    Localização : Cacem
    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 23/09/2010

    Mudar de motor... Empty Re: Mudar de motor...

    Mensagem por Tiago Santos Seg 1 Abr 2013 - 22:01

    conheço alguns casos de 1204 com motores 1.9 e 2.0, conheço tambem um caso de um coupe que nasceu 1.2 e foi legalizado como 1.9 (ou 2.0, nao sei ao certo) e que neste momento é uma replica de GT/E na sua forma original,sem alterações.o que aconteceu é que o dono pagou e bem para o legalizar.

    se for para por um motor 1.9 ou 2.0, o que aconselho é a voltar a marcar o numero de motor com o codigo do motor 1.2 que vais tirar e já agora, nos blocos opel, num dos lados tem sempre o numero com a cilindrada, convem fazer desaparecer esse numero tambem...
    Francisco Rosa
    Francisco Rosa
    Limousine
    Limousine


    Idade : 38
    Localização : Vila Franca de Xira
    Mensagens : 136
    Data de inscrição : 02/10/2010

    Mudar de motor... Empty Re: Mudar de motor...

    Mensagem por Francisco Rosa Ter 2 Abr 2013 - 1:13

    Boas,a coisa não é assim tão simples,antigamente bastava pagar a alteração de cilindrada,provar a origem do novo motor,inspecção B e pouco mais...
    Hoje em dia a coisa muda de figura,trata-se de uma alteração de caracteristicas,e como tal,para ser legalizado,irá pagar os impostos como antes,com a agravante das emissões,mas o pior é os testes do LTA(laboratorio de tecnologia automovel),onde serão feitos testes de travagem,suspenção,emissoes sonoras,etc...etc...Como é obvio não passará...O meu pai faz replicas do porsche 718 RSK e tem passado as passas do algarve com eles...Para se fazer uma alteração de cilindrada,terá de haver tambem um projecto assinado por um engenheiro mecanico,onde tenham discriminadas todas as alterações efectuadas,para que com a alteração de cilindrada/potencia,o veiculo continue a cumprir com todas as normas de segurança de fabrica,e sendo uma alteração feita nos dias de hoje,tanto a travagem,como o som,como suspençoes,têm de estar de acordo com os parâmetros exigidos aos automoveis de hoje.
    Ou seja,o melhor é não pensar muito no assunto,montar a mecanica e desfrutar.Aqui na minha zona,um amigo com mandado parar com uma 1204 caravan, que tinha o motor 1.4 do opel corsa B 16v...Mandaram abrir o capôt e mandaram-no para uma inspecção B...a justificação que lhe deram,é que nos anos 70,a Opel não tinha aqueles motores modernos de injecção.Se tivesse um cih,provavelmente nem embirravam...
    Eu no meu estou a disfarçar a coisa e em ultimo caso digo que o cabo para abrir o capôt está partido...se me mandarem a uma inspecção B,monto o 1200 e vou lá...depois de ter a folha da inspecção B a dizer que está em condormidade,dificilmente me voltarão a chegar...O problema são as multas,o trabalho que dá e os custos ligados a transporte,inspecção B,etc...
    avatar
    Pafda
    City
    City


    Localização : Lisboa
    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 29/10/2012

    Mudar de motor... Empty Re: Mudar de motor...

    Mensagem por Pafda Dom 10 Nov 2013 - 11:45

    Pois percebo malta...
    Isto aqui em Portugal nada é fácil devido as burocracias. Enfim.
    Acho que vou fazer como dizes, tentar fazer uma replica bem-feita com o motor CIH e dps logo se vê...
    E obrigado pela ajuda.

    Conteúdo patrocinado


    Mudar de motor... Empty Re: Mudar de motor...

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 29 Abr 2024 - 7:37